Especial Gestão de Tempo – No Trabalho

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Existe na internet várias dicas de como otimizar seu tempo no trabalho, hoje irei listar algumas que eu aplico no meu dia-a-dia e que dão certo comigo, mas como sempre digo “nem toda receita de bolo dá certo com todo mundo”, vale a pena ir testando até achar a sua.

1ª) Planejar o mês, a semana e cada dia.
Eu gosto de planejar tudo, parece que quando eu disponibilizo em papel as minhas tarefas, idéias, compromissos as coisas fluem melhor.

Primeiro eu faço uma lista de tudo que tenho que fazer no mês, depois distribuo nos dias caso tenham data certa, se não tem eu distribui conforme a prioridade, a urgência em ser feito com isso eu já tenho uma noção das minhas semanas e vou encaixando as outras tarefas em cada dia.

Garanto que isso me ajuda muito e não fico perdida em busca do que fazer.

2ª) Foco é necessário.
Desenvolva um modo que te mantenha focada, por exemplo deixe o celular em modo avião ou longe de você por um tempo que acredite ser útil para deslanchar em alguma tarefa.

Muitas pessoas (eu sou uma delas) gosta de colocar o fone no ouvido para ouvir um podcast, um estilo de musica que desperte a concentração ou até mesmo o silencio, sim eu muitas vezes não estou ouvindo nada, mas os fones estão no ouvido para eu manter o foco, eu sei é estranho. rsrsrs

A dica do fone é muito bacana se você trabalha em uma ambiente com muita gente circulando, você pode até avisar o pessoal que quando está com o fone ninguém pode te interromper.

3ª) Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
Esse velho ditado é real, caso aconteça algum imprevisto e você não deu conta de fazer suas tarefas do dia no período determinado, faça serão.
Sim trabalhe a noite, afinal trabalhar em casa tem suas vantagens, porém não faça disso um hábito, a menos que esse seja seu estilo de vida, que seu corpo esteja adaptado.

Se não puder ou quiser passar a noite trabalhando mude os horários, dando prioridade para o que é urgente e deixando as outras tarefas para o final de semana.
O que não pode acontecer é deixar virar uma bola de neve para a próxima semana.

4ª) Não trabalhe feito uma condenada!
Muitas vezes eu me pego com mais de 2h sentada trabalhando como uma louca crendo que o dia está rendendo, o que não percebo é que estou me esgotando e isso pode ser terrível no final do dia.
O certo é fazermos pausas para um café, para um beijo nas crianças, para dar uma olhada das redes sociais… só procure não passar mais de 10 minutos nessa pausa, dizem que o ideal é de 5 minutos.

5ª) Multitarefas ser ou não ser?
Eu sou uma pessoa multitarefas, consigo fazer mais de uma tarefa sem me perder, não sei como, mas consegui desenvolver essa habilidade, mas se você não consegue fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo não se desespere, vai no seu tempo, no seu ritmo, isso vale também para não assumir tarefas que você sabe que não dará conta, por mais que doa delegue ou negue só não se sobrecarregue! (rimou. rsrsrs)

6ª) Não perca tempo buscando por notícias, assuntos que vão lhe tirar sua concentração, seu sossego.
Filtre tudo aquilo que possa te consumir negativamente.
Deixe esses assuntos, se forem necessários, para depois do expediente.

7ª) Use e abuse dos aplicativos que podem lhe auxiliar para ter um dia produtivo.
Temos a tecnologia ao nosso favor, então porque não usá-la?
Em breve falarei sobre as que tenho usado ultimamente, mas deixarei abaixo um vídeo onde falo de alguns que ainda meu auxiliam.

http://bit.ly/2MKPoBB

Espero que tenha gostado das dicas e nos vemos próximo post.

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
“As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram.” Provérbios 12:25

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