Princípio de Pareto – Ferramenta para organização

Semana passada falei da ferramenta Matriz de Eisenhower para ajudar na produtividade e hoje trago outra ferramenta para te ajudar a ser mais produtiva.

Estou falando como viu aí no título sobre o Princípio de Pareto também conhecido como “Regra dos 80/20”.

Desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto, está ligada a gestão do tempo e quer dizer que 80% dos resultados vem de 20% das causas.

Durante as suas pesquisas, uma das coisas que Pareto descobriu foi que 80% das receitas de uma empresa provém de 20% dos clientes.

No caso da produtividade esse princípio nos diz que: 20% DO SEU ESFORÇO SERÁ 80% DO SEU RESULTADO.

O que não significa que, para obter um bom resultado, não é necessário se esforçar e trabalhar duro, mas, sim, direcionar os esforços para as ações certas que produzirão esses resultados.

Liste todas suas tarefas, analise e provavelmente você irá reconhecer os 20% que irão resultar num maior que os outros 80% que são tarefas não tão importantes naquele momento.

Sendo assim considere que você irá cumprir primeiro as prioridades.

Priorizando as tarefas.

Escreva as seis prioridades do dia e risque as cinco últimas, depois trabalhe na tarefa prioritária por 90 minutos, evitando distrações.

Essa forma de priorizar é uma sugestão da Harvard Business Review e pode ser considerada a mais radical, afinal você irá se dedicar 1h30 a apenas uma atividade.

A revista de negócios INC. passa uma outra forma de aplicar esse princípio, a qual é classificar de 1 a 10 os níveis de: esforço, resultado para saber qual tem prioridade.
Por fim você irá dividir o esforço pelo resultado para descobrir a prioridade.

Exemplo:

Tarefa 1: Escrever Post para o blog

Esforço / Resultado
10 / 2
= 5 Prioridade

Tarefa 2: Gravar vídeo para o canal

Esforço / Resultado
10 / 4
= 2,5 Prioridade

Tarefa 3: Postar nas redes sociais

Esforço / Resultado
5 / 10
= 0,5 Prioridade

Assim, a primeira tarefa a se fazer é a tarefa 3, a tarefa 2 é a segunda e a tarefa 1 é a última.

Essa tarefa é mais trabalhosa, mas se fizer a lista e já dar os valores chegando ao da prioridade será bem rápida a execução das tarefas.

Pra mim o difícil é classificar, mas é uma opção, vai que você gosta mais dessa ferramenta do que da Matriz de Eisenhower.

Eu ainda prefiro a minha “to do list” do mês e meu Bullet Journal, mas meu objetivo é compartilhar o que ando vendo por aí.

É isso, se experimentar alguma das sugestões que apresento aqui conte pra mim aí nos comentários ou no privado nas redes.

Até o próximo post!!

Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Empreendedora e Crafter

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“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.” – 1 Coríntios 16:13

Photo by Austin Distel on Unsplash

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