Uma coisa que tenho notado é que as pessoas andam insatisfeitas com a “falta de tempo” que elas tem.
Quantas vezes você se deu conta de que o tempo passou e parece que você fez nada?
Na verdade um dos motivos para isso acontecer é que nos sobrecarregamos de tarefas ocasionando a ansiedade a qual nos paralisa muitas vezes ou nos deixa desanimados antes mesmo de começarmos.
Confesso que eu passo por isso que acabei de descrever.
Então, o que faço para me manter mais animada e ativa, fazendo minha semana ser produtiva?
Pensando nisso resolvi fazer um especial de 5 postagens (uma por semana) sobre Gestão de Tempo em alguns setores de nossas vidas como trabalho, casa e estudos, sempre priorizando dicas que pratico e não dicas que apenas vejo, se isso acontecer avisarei combinado?
Espero assim ajudar quem tem esse problema como eu.
Pra começar vamos para o setor Trabalho.
Quem trabalha em casa, sofre do acúmulo de funções certo?
Então lá vão as dicas:
1ª) Tenha e matenha uma rotina: isso envolve horários fixos para as atividades principais do seu dia em casa e no seu atelier/studio/home office.
Estipule os horários principais e nele coloque o que precisa ser feito SEM a possibilidade de ser transferido.
Cuide dos seus, caso tenha filhos, marido, pais que precisam de você no começo do dia.
2ª) Reserve um período para a rotina no trabalho, mesmo que seja em casa aja como se fosse trabalhar fora.
Se alguem estiver em casa com você avise que durante aquelas horas deveriam ser como se você não estivesse em casa.
Sendo necessário, feche a porta do cômodo onde trabalha e aja como se não houvesse nada acontecendo fora daquele local.
Salvo se sentir cheiro de queimado, um grito aterrorizante, entre outras situações que requer uma reação emergencial, certo? rsrsrs
3ª) O seu horário de almoço deve começar apenas quando você sentar para almoçar, caso você precise parar seu trabalho para buscar as crianças e/ou preparar a refeição, faça isso fora do seu horário de almoço para que possa aproveitar o momento em familia sem correria e dar tempo de organizar a cozinha antes de voltar para o trabalho.
Dica: caso possa trabalhar a noite, nesse período do dia se dedique as coisas da casa, da família num ritmo mais tranquilo.
4ª) No final do dia, caso não use um bullet journal ou um planner para organizar suas tarefas para você ir ticando o que conseguir concluir, liste tudo o que fez, tanto em casa como no trabalho, isso ajudará a tirar a sensação de que o tempo passou e você fez “nada”.
Seria uma analise do rendimento do seu dia.
Quando faço isso fico satisfeita e animada para o dia seguinte.
Bem, essas foram algumas dicas no geral, na próxima quinta-feira detalharei mais sobre cada setor.
Aguardo você!
Gratidão
Ma Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
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“Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado”. 2 Crônicas 15:7