Olá meninas!!
Bem hoje a nossa prosa é sobre esse assunto que tem virado “moda” entre muitas pessoas, artesãs.
Eu não gosto de qualificar como moda até porque algo que faz bem para o nosso eu interior não pode ser taxado como moda, minha opinião.
Pensei em fazer um vídeo sobre, mas como é um assunto que domino pouco, apesar de ter feito Yoga por algum tempo (falarei sobre isso dia 01/junho na série Papo Reto), voltando, então eu tenho uma certa resistência em meditar, até porque temos a idéia de que meditação é não pensar em nada e isso nos impede de praticá-la.
Tenho me interessado pelo assunto e irei compartilhar com vocês o que tenho aprendido com esses estudos.
Já contei pra vocês que quando quero praticar algo mergulho de cabeça para aprender o máximo possível antes da prática né? rsrsrs
Bom a primeira coisa que aprendi já falei lá no início, é que meditação não é pensar em nada, o nosso cérebro trabalha o tempo todo, impossível não pensar em algo, então a meditação é fazer nosso cérebro pensar em algo específico.
Para conseguirmos isso há 4 técnicas para fazermos nossa mente se concentrar em algo que fuja dos pensamentos que nos prejudica de alguma forma.
São essas as 4 técnicas meditativas:
1ª Concentração: nós damos um “tema” para nos concentrarmos enquanto observamos outras coisas acontecendo, por exemplo uma que minha yogini falava para eu fazer em momentos tensos era a da respiração, praticar lentamente a inspiração e expiração observando esse movimento. (falarei mais no vídeo do dia 01/06).
2ª Pensamento: Nessa técnica encontramos os mantras, a repetição do mantra permite você se conectar com a energia focando o pensamento nessa repetição.
Mantra é uma autoafirmação. (saiba que há vários tipos de mantras, da prosperidade, da compaixão…)
3ª Visualização: Vamos pensar em algo, em um lugar específico. Essa é a mais praticada em algumas aulas de Yoga, alguns yoginis preferem essa meditação para relaxar antes dos movimentos, a minha yogini sempre descrevia um local paradisíaco.
Confesso que pra mim é a mais difícil, enquanto colegas quase dormiam eu estava a mil fora do paraíso. rsrsrs
4ª Vivência: É a que explora os 5 sentidos, por exemplo você pegar uma rosa e explorá-la através do tato, do cheiro…
Hmmmm, pra mim é a mais estranha… rsrsrs
Então aí vocês irão me perguntar:
”Ai Ma, que papo sem noção, pra que meditar?
Que benefício isso me trará?”
Segundo o site Viva Saúde, quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse, concluiu um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada.
E é esse estado que age diretamente sobre a atividade da telomerase nas células do sistema imunológico, que são as reais responsáveis por promover a longevidade nas células.
Há diversos estudos que relatam as alterações fisiológicas que ocorrem em pessoas que meditam. Na área cerebral, nota-se um aumento da integração e efetividade do cérebro e acontece uma ampliação das ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento. Além disso, ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento).
Leia a matéria completa aqui.
É meninas acredito que precisamos mesmo dessa forma de recuperarmos as energias e evitar outros males.
Quem já faz e quiser compartilhar aqui sua experiência ou deixar alguma pergunta fique a vontade tá?
Por hoje é só.
Bjkitas mil!!
Grata por sua visita.
Marcela Moreira
Designer Gráfica e Crafter
Postei ouvindo: canal indiano Zoom.
Visitem nossa loja e aproveite a promoção que é por tempo limitado!