Prosa Feminina – 5 Atitudes para manter o foco no trabalho

Oi queridonas!
Hoje nossa prosa é novamente sobre algo que pra quem trabalha em casa se torna constante em nossa vida.
Sempre rola aquela distração, aquele desanimo, aquele “amanhã eu faço”… não é mesmo?
Com o passar do tempo e das responsabilidades que crescem em minha vida profissional (cadê o dinheiro crescendo? Abafa!!) aprendi a levar uma semana mais produtiva do que antes, sem distrações e venho aqui mostrar as 5 Atitudes que tomo para poder cumprir minhas metas do dia e evitar ao máximo a procrastinação e o mais importante com uma qualidade de vida melhor!
1) Tenha um horário certo para trabalhar

Sim, não é porque trabalhamos em casa que aquele papo “Ah eu que faço meu horário! Trabalho quando eu quero!” garante um desempenho 100%, experiência própria.

Eu vivia dizendo que essa “liberdade” era maravilhosa, ledo engano!

Hoje eu reconheço que devemos ter um horário para iniciar e encerrar nossa carga horária, mesmo estando em casa.
O que acontece é o seguinte, quando temos um horário “flexível” perdemos a noção do tempo, acreditando ter todo o tempo do mundo, nos enganando que podemos trabalhar madrugada a fora que no outro dia estaremos zero bala!
Bem, eu não sei vocês, mas eu sinceramente no auge dos meus 43 anos, não dá mais para me aventurar assim, até porque no final do ano passado vivia assim e quase tive um calapso, então aprendi que o bom é ter o horário de trabalho certinho.

O meu começa as 9h30 da manhã, tenho por volta de 1h de almoço e vou até as 17h, as vezes páro mais cedo porque simplesmente fiz todas as tarefas para aquele dia!

Verdade! Podem acreditar há dias que “saio mais cedo do trampo” porque terminei tudo e olhem que tem muitas coisas pra fazer!

Sendo assim, façam seu horário fixo, você verá que seu dia irá render muito e você não ficará o bagaço da laranja no final do dia. 

2) Pratique duas técnicas a Pomodoro e a White Noise

A primeira, Pomodoro eu já falei nesse post, então não irei falar sobre ela, já a segunda…
É o segunite, as vezes ruidos, barulhos externos, a televisão alta, os gritos das crianças por mais que estejam sendo supervisionadas acabam distraindo a gente certo?
Há momentos que a poluição sonora nos leva a beira da loucura e o que queremos é apenas um silêncio infinito com um canto de passarinho ao fundo.
Bem, apesar de não ter filhos isso rola comigo.

É quando eu pego meu headfone e coloco em prática a técnica White Noise.
O ruído branco é um tipo de ruído produzido pela combinação simultânea de sons de todas as frequências. O adjetivo branco é utilizado para descrever este tipo de ruído em analogia ao funcionamento da luz branca, dado que esta é obtida por meio da combinação simultânea de todas as frequências cromáticas. 

Leia mais em Wikipedia

No começo achei estranho, mas depois me acostumei coloco esse vídeo de 10horas e deixo rolar, mas há vários sons que podem ser “prazeirosos” de ouvir que manterão vocês no foco, deixarei alguns vídeos no final da postagem.

3) Liste TUDO!!

Gente se tem uma coisa que não sei mais viver sem é o meu caderninho onde listo tudo o que tenho que fazer.

Eu simplesmente listo, faço setas e vou listando tudo que preciso e pretendo fazer naquele dia.
A cada ítem feito vou lá e marco como concluído.
Junto a ele tenho meu planner que postei aqui onde coloco os principais compromissos.

Pode parecer bobo, mas sem minhas listas eu trabalho, mas perco o foco rápido, porque não sei pra onde ir.
Sempre tive listas, pra quem já assistiu meus vídeos sobre como trabalho já devem ter visto vários tipos delas, mas agora tudo fica no caderninho.
4) Organize seu espaço 
Se tem outra coisa que me tira o foco é meu cantelier desorganizado, minha mesa bagunçada eu fico perdidinha também.

Por isso todos os dias antes de ir dormir mesmo depois do “expediente” eu arrumo meu canto.

Organizo minha mesa e já programo meu dia seguinte no caderninho e no planner.

No outro dia é só sentar, meditar e começar meu dia sem stress e com muita coisa pra fazer.

Vão por mim ambiente arrumado com nosso toque  nos inspira muito e não nos permite perder o foco.
Se vejo algo muito estranho no cantelier já acho que é dia de faxina e aí… esquece, faço nadica de nada da lista imensa.


5) Analise seu desempenho
Gente eu sei que isso pode parecer “nóia”, mas comigo funciona!
Lembra que falei acima que eu costumo arrumar minha mesa e também listar o que tenho pra fazer  para o dia seguinte?

Lá em cima, no ítem lista eu disse que não enumero nada?

Então, antes de listar tarefas para o dia seguinte, eu pego a lista anterior enumero tudo e depois faço um saldo, por exemplo se eu tinha 20 coisas pra fazer e fiz 17 sendo que as 3 coisas eram ítens sem importância, me sinto satisfeita e transfiro essas 3 tarefas para o dia seguinte.
“Nóia”?
Acho que não, porque sinceramente me sinto mais empolgada a continuar o ritmo no dia seguinte.
Bem, essas foram as 5 atitudes que tomei esse ano e que até hoje estão surtindo efeito.
Dentro da minha capacidade estou dando conta de tudo, com mais tempo para mim, para meus amados e até para pensar em voltar a fazer meus cursos que estão parados.

Ah, tenho dormido cedo e acordado cedo também. Yaaaaay!!

Agora outras dicas que podem ajudar vocês mais ainda:

* Se desliguem das redes sociais o mais tempo que puderem, deixem para navegar por elas a cada 3 horas se vocês dependerem dela para o desenvolvimento do trabalho, caso contrário 2 vezes no dia (hora do almoço e a noite) é mais que suficiente.

*Confira seus e-mails umas 3 vezes ao dia para ver e responder a algum cliente, e-mails com outros assuntos deixe para ver depois que finalizar seu dia.

*Medite, estou fazendo um curso de 21 dias e vendo o efeito a cada dia, vale a pena tirar de 5 a 20 minutos do seu dia para se desligar de tudo. Nesse post falo sobre meditação.

*Cuide de sua alimentação, misturar carboidratos dá sono e muita vontade de comer doce, segundo um chef de cozinha, então vigie o que come.

*Hidrate-se muito!
Beba água ao longo do dia, eu costumo beber conforme o reloginho do Pomodoro toca e no final do dia 2 litros de água foram ingeridos, o que é muito bom.

*Respeite-se!
Se com tudo isso seu corpo clamar por um tempo longe do trabalho aí sim entra a vantagem de se trabalhar em casa, você pode parar ir até o quintal descalça e prestar atenção nos detalhes, rolar pelo chão da sala com seus filhos, ir na sala conversar com sua mãe, pegar o telefone deitar na cama e ligar para aquela pessoa especial para apenas matar as saudades ou simplesmente fazer nada!!
É isso!

O mais “engraçado” é que dando uma olhada nas postagens do ano passado, em março de 2015 meu post fooi meio parecido, mas com uma outra ótica, confiram em Uma pausa, por favor!

Agora os vídeos para se concentrarem os relaxarem com a técnica White Noise. rsrsrs
Eu me concentro e trabalho flui, mas vai de cada um né? 

Bjkitas imensas
E grata, muito grata por ter vocês aqui.

Marcela Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
Postei ouvindo: o último vídeo acima. rsrsrs 

Visitem e curtam nossa fanpage para conferirem as novidades por lá!

Deixe um comentário

Scroll to Top
×