Organizando #3 – Método, listas…

32fc2007158f82c6301c8444fa7deadf

Oi gente!!

Eita que ontem não teve postagem, porque tirei o dia para mim.
Ok era para ser apenas uma manhã, mas acabou sendo o dia todo, eu precisava. rsrs

Bem, eu respondi nesse vídeo como faço para me organizar ou melhor dizendo como eu faria caso eu tivesse mil coisas para fazer além do meu trabalho.

Hoje eu resolvi dar uma ajudinha e separei alguns Infográficos e listas com algumas dicas que nos ajude nessa organização.

Vamos lá?

Primeiro mostro uma lista que basicamente falei no vídeo, seria interessante setorizar a limpeza, a organização conforme o dia da semana.

7d1e3563dea99e800803e7252a0c97ba

Legal essa lista não?
Claro que vocês podem alterá-la, mas creio que seja um bom começo.

marie02O ano passado eu li um livro muito bom de uma escritora japonesa, a Marie Kondo, que apresenta um método, que ela mesma desenvolveu, para organizarmos melhor nossa casa, nossas coisas, nossa vida.

Confesso que foram poucas coisas que coloquei em prática, mas as dicas são bem bacanas. (Acho que estou precisando reler! rsrsrs)

Navegando, como sempre, pelo Pinterest achei alguns infográficos com alguns trechos do livro e venho compartilhar com vocês.

É bom ressaltar que ela já não é de setorizar a arrumação dos ambientes durante a semana, pra ela o certo é arrumar por categorias e assim você irá apenas fazer uma pequena manutenção durante um bom tempo!
Ela promete que sua casa não ficará mais desorganizada seu você seguir seus conselhos.

Veja abaixo como funciona seu método.

a23bde575e4e9f82934b5581843ad065

031a0fa4e65d9c9811e6faed5228daa4

Gente, vale lembrar que são apenas algumas das dicas, conselhos que ela dá no livro, pois nele tem muito mais coisas, vale a pena dar uma lida.

Esses outros infográficos também são excelentes para quem quer ter mais tempo e uma casa organizada.

Desapegar é preciso!

Se tem uma coisa que  deixa nossa casa uma zona de guerra é que temos dó, medo de desfazer de alguns itens, veja abaixo as 6 perguntas  que nos prepara para esse desapego.

88a5a9b72fccca68dcc610530defb6d2

São ou não são perguntas xeque-mate?
Só de lê-las já deu um comichão aqui para desfazer de um monte de coisas.
Que estou aqui olhando.

Agora apresento para vocês 6 erros comuns que nós “meros mortais” cometemos durante nossa missão de organizar tudo.

a897a176c8960081e5a0cf48d783da0c

E aí gostaram das dicas?
Fui bem, digamos, flexível comecei pelo mais simples, passei pelo mais complexo e dolorido (Marie Kondo) e finalizei com dicas bacanas que tem mais a ver com a simplicidade em organizar tudo.

Podem adotar uma delas ou fazer um mix para adaptar melhor a sua realidade.

Me contem o que acharam e se praticam essas dicas ou se têm alguma outra que eu desconheça.

É o tipo de dica que todas nós que trabalhamos em casa precisamos e gostamos de ter, saber.

Aaaaah vale a pena deixar um vídeo sobre organização né?
Não é meu, mas tem muitas dicas interessantes também.

Ficando por aqui, não deixem de compartilhar o post se acharem interessante.

Bjkitas imensas
E grata, muito grata por ter vocês aqui.

Ma Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
Postei ouvindo: Spotify – Ma Moreira – Anos 70
Visitem e curtam nossas fanpages para conferirem as novidades por lá!

logos_lojas

DIY Dica – Meu Caderno “To Do List”

 

thumb_caderno_01

Oi queridonas e queridões!!

A pedidos venho mostrar meu caderno que junto com o planner me ajuda a organizar meu dia aqui no #cantelier.

Quem pensa que trabalhar em casa é fazer nada, cansei de dizer que temos mais coisas pra fazer do quem trabalha fora, muitas de nós acumulam funções já que estamos em casa e ainda tem as queridonas quem tem que cuidar dos filhos, então se não tivermos disciplina e uma forma eficaz para nos ajudar a organizar nosso dia ficamos como baratas tontas sem saber o que fazer correndo de um lado para o outro, perdidas!!

Espero que minha dica de hoje funcione com vocês como funciona comigo.

O caderninho é legal porque você pode decorar, usar como journal bullet, gastando tão pouco e se torna uma ferramenta essencial para nosso dia-a-dia.

E lembrem-se se adotarem o caderninho me contem hein?

Dúvidas podem escrever pra mim: marcelamdesign@gmail.com.

Fico por aqui.

Bjkitas imensas
E grata, muito grata por ter vocês aqui.

Marcela Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
Postei ouvindo: Jukebox do filme Sultan


Visitem e curtam nossas fanpages para conferirem as novidades por lá!

 logo1agde6222

Organizando – Atelier #2

Oi geeente!!

Hoje venho com mais dicas de organização para nosso cantinho de trabalho.
Cantinho porque por maior seja, sempre temos essa sensação de ser nosso “inho”. rsrsrs

Se tem algo que estressa quem trabalha com papéis grandes, revestimentos, placas de papelão, couro (pele) ou telas é como armazenar algo tão grande sem danificá-lo.

Bem, meu sonho é ter muito espaço para guardar tudo aberto porque por enquanto são armazenados em rolo, com exceção das placas, o que dificulta às vezes o corte.

Sabendo que não sou a única separei hoje alguns móveis que poderemos ter em nosso #Cantelier para guardar melhor esses materiais.

As duas primeiras imagens mostram mesas de trabalho com repartições e gavetas grandes para poder armazenar esses materais.

As imagens podem ficar maior se clicarem nela para abrirem em outra janela.

138e6d8ef0dc9734619e306ee94a64713c106eb607edacd8b3f9f0fafdd74b5f

Agora estantes com repartições diferentes para acomodar tudo em seus diversos tamanhos.

20e9d7d05575a2ce596f5064cdceffd0fd8feeda7d39895d962e2c46788023c4

84258256a54e3909ba7138e832fd5e5ab48ca6fca01bcaa88f3bb458be2c20dc

441d4c3d8c634ed51909be454a718154

8f84d7b6bb8d39b65de625cb282f7416fecbbb6c9532a9138fcd3a827f5e76a9

A primeira opção abaixo para quem trabalha com canvas, marmorização, silk, ou outra técnica ondem o produto final deve ficar pendurado por um tempo para completar a secagem.
Já a segunda são as gavetas imensas e maravilhosas para armezenamento, a dica fica para quando for assim etiquetar as gavetas para não se perderem.

3b55a30645db850fdf7e8a51ef50a1aebf70daeb24fb2a5c7b1dbde3d517ef13

Agora duas opções que eu separei pra mim.

A primeira me remete a minha infância quando eu ía para gráfica com meu avô e ficava nas pontas dos pés apoiando nessas gavetas para ver ele montar as placas para impressão.
Se pudesse compraria um movel assim e adaptaria algumas gavetas para armazenar as folhas.

A segunda é o que pretendo fazer numa cômoda que tenho aqui, assim que possível, tirar as gavetas e colocar placas de mdf como divisórias, mas se vc tiver uma dispensa como na foto dá para fazer isso.

93975863009e7bdc7727305ca4b6ee17cb92c3641c2d82a56f15e5ce0cfbafa1
Fotos via Pinterest

Espero que tenham gostado das sugestões e se algum de vocês quiser compartilhar aqui suas soluções para essa dorzinha de cabeça fiquem a vontade ou usem a #mmcraftcrafts para eu poder ver nas redes sociais.

Por hoje é só pessoal.

Bjkitas imensas e gratidão por ter vocês aqui.

Marcela Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
Postei ouvindo: tv Investigação Discovery.

Visitem e curtam nossa fanpage para conferirem as novidades por lá!

logo_loja422

Organizando – Atelier #1

Oi queridonas e queridões!

Outra coluna estreando nessa quinta-feira, a Organizando.

Toda artesã, ou pelo menos 99% delas (rsrsrs) tem a mania de organizar seus espaços, sempre procurando por uma solução para otimizar seu trabalho além de deixar seus cantinhos mais bonitos.

Sendo assim resolvi criar essa coluna e uma vez por mês as quinta-feiras trarei algumas soluções pra nós, sim nós, porque sou como vocês amo criar novos espaços para guardar os materiais, ter novas rotinas de trabalho, arrumar tudo de uma forma que facilite meu momento de criação e que também me inspire.

Somos diferentes?
Não né? rsrsrs

Claro que o pinterest será a fonte para essa coluna, mas sabendo que tem coisas que passam por nós quando estamos lá devido a tanta informação, acredito que você encontre aqui algo que não viu antes e também irei mostrar quando eu usar alguma dessas idéias.

Então vamos encher os olhos e nos inspirar?

Pra começar uma peça muito desejada para quem trabalha com papéis, um organizador para eles.

As duas fotos a esquerda é uma peça em madeira que você pode colocar tanto na horizontal como na vertical e a imagem maior é uma idéia para vocês fazerem em cartonagem reaproveitando caixas ou criando mesmo.

Vamos pendurar o que for possível!!

Temos o desejo de colocar tudo ao nosso alcance certo?

Eu pelo menos sou assim, quando me dou conta minha mesa está cheia de tudo e sempre falta lugar para mais uma coisinha.

Achei essas soluções bem interessantes e baratas.

Eu tenho os ganchos da primeira foto, comprei em uma loja “R$ 1,99” claro que não paguei isso, mas se não me engano foi menos de R$ 8,00 e vieram 6 ganchos, ainda não estou utilizando eles, mas a idéia abaixo já me conquistou.

As outras opções é um pouquinho mais complicado achar idênticas, mas também nessas lojas encontramos cabides bem parecidos e ao usá-los dessa forma fica claro que estamos economizando muito espaço deixando bem organizado e de fácil acesso.
Economizando espaço sobre a mesa.
Estão aí outras formas de abrir um espaço para mais coisinhas ao alcance das mãos.

Na primeira imagem amei a possibilidade de reutilizar o porta retrato criando bolsos para acomodar papéis, caneta, lapis…

Já na foto abaixo o que me chamou atenção foram os copos de porcelana, bem como a xicara, simples totalmente brancos sobre a bandeija azul dando um charme no canto da mesa.
Agora esse mini mancebo para tesouras é um caso a parte né?

Que liiiiiindo!!

Agora um sonho de consumo que tenho é ter um armário fichário ainda mais com essa idéia que já imaginei usando papel contact preto!

Outra idéia que achei bacana é utilizar as portas para pendurar réguas usando pregos caso elas tenham furos.
E se colocarem ganchos que são mais resistentes poderá pendurar usando binders ou aqueles cabides, com prendendores para psaias, as bases de corte!

Outra idéia simples de fazer é colar na lateral da mesa, bancada, uma régua para poder medir, fitas, linhas ou até mesmo para servir de guia para cortar tecidos e papéis.

Essa régua pode ser impressa num papel e revestida com papel contact ou fita adesiva transparente.

Bem, é isso, espero que tenham gostado das dicas, mês que vem tem mais.

Se quiserem sugerir algo fiquem a vontade.

Fico por aqui.

Bjkitas imensas
E grata, muito grata por ter vocês aqui.

Marcela Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
Postei ouvindo: musicas para meditação. 

Visitem e curtam nossa fanpage para conferirem as novidades por lá!